Atividades
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, as crianças e adolescentes têm acesso as seguintes atividades:
1- Trabalho Individual com a Criança /Adolescente
Realizado a partir da elaboração de um programa personalizado de atendimento, envolvendo aspectos de saúde, educação, interação social e interpessoal, e reintegração a sua família de origem ou substituta, além de apoio terapêutico adequado a cada criança ou adolescente abrigado.
2 – Reunião de Equipe Técnica
Realizam-se reuniões semanais com toda a equipe técnica, no intuito de trocar informações acerca do desenvolvimento de cada criança e dar andamento aos trabalhos individuais e coletivos.
3 – Capacitação de Funcionários
O trabalho de capacitação de funcionários ocorre em dois níveis: um no cotidiano, com orientações e momentos de escuta individual, e outro, em grupo, a fim de discutir questões relativas à organização física e de estrutura e dar embasamento teórico aos mesmos.
4 – Atividades Físicas
As crianças participam de atividades físicas oferecidas na escola e em projetos existentes na rede municipal no contra turno escolar.
5- Atividades de Lazer e Cultura
A entidade propicia às crianças atividades de lazer freqüentemente, levando-as a parques, cinemas, teatros, shoppings, teatro, etc, especialmente na época de férias.
6- Reforço e Apoio as Atividades Escolares: (20 horas semanais)
A fim de oferecer um respaldo pedagógico intensivo, as crianças têm acompanhamento diário de uma pedagoga na realização das tarefas escolares, além de acompanhamento em eventuais dificuldades de aprendizagem; a profissional também é responsável pelo acompanhamento de todas as atividades escolares tais como reuniões, vagas e transferências escolares eventos, etc.
7 – Cursos
• Informática
• ADOT – para adolescentes após os 15 anos.
• Escola técnica
8- Terapias
Com o objetivo de trabalhar o emocional e a liberdade de criação, dando oportunidades e condições para um desenvolvimento saudável, são oferecidas às meninas o acesso a profissionais psicoterapeutas, fonoaudiólogos e fisioterapeutas, em clínicas particulares em parceria com empresas.
Contamos ainda na instituição o trabalho de uma Terapeuta Ocupacional, que atende em grupo ou individual, 01 vez por semana, conforme a necessidade de cada menina.
9 – Festas de aniversário das crianças
Compreende-se que as crianças que são acolhidas têm um histórico de vida extremamente difícil, com perdas profundas, com fortes sentimentos de rejeição e com pouca expectativa de inserção social. Por este motivo, trabalha-se a importância da data de aniversário como algo exclusivo e bom, resgatando a individualidade e trabalhando a auto-estima.
10 – Ensino Religioso
A instituição assegura a todas as crianças iniciação religiosa, sempre contando com a comunidade local, a fim de buscar sua formação religiosa; entretanto, a criança tem o direito de escolher se quer participar ou não dessa atividade.
11- Brincar
O ato de brincar é essencial ao pleno desenvolvimento da criança, pois além de ser prazeroso, brincando a criança aprende conceitos, aperfeiçoa a coordenação, estimula as habilidades de observação, atenção, entre outras.
4 – Contato do Tribunal de Justiça (TJSP): Após o pré-cadastro, o TJSP entrará em contato para informar o número do seu processo e agendar uma entrevista inicial.
5 – Avaliações e Curso Preparatório: Você passará por avaliações técnicas, com psicólogos e assistentes sociais. Além disso, participará de um curso preparatório obrigatório, que irá esclarecer todas as suas dúvidas e expectativas sobre a adoção. Em algumas comarcas, o curso pode acontecer antes da apresentação dos documentos.
6 – Habilitação para Adoção: Após a conclusão do curso e das avaliações, o seu processo será encaminhado ao Ministério Público e, em seguida, para a decisão do juiz. Com a sentença favorável, você estará oficialmente habilitado(a) para adotar.
7 – Estágio de Convivência: Quando uma criança ou adolescente com o perfil desejado por você estiver disponível para adoção, inicia-se o estágio de convivência. Nesse período, você terá a guarda provisória e começará a conviver com a criança/adolescente. O tempo de espera até esta fase dependerá do perfil de criança/adolescente que você deseja adotar.
8 – Acompanhamento e Decisão Final: Durante o estágio de convivência, a equipe técnica (psicólogos e assistentes sociais) continuará acompanhando a adaptação da família e apresentará um relatório final ao Ministério Público e ao juiz.
8 – Adoção Concretizada: Com o parecer favorável, o juiz proferirá a sentença definitiva de adoção. Parabéns, agora você pode providenciar a nova documentação e registrar seu filho(a)!
| Nome da Atividade | Descrição da Atividade |
|---|---|
| Acolhimento | Acolhemos a criança que foi encaminhada pelo conselho tutelar ou pelo Juizado da Infância e Juventude |
| Acompanhamento sistemático através de um plano de ação para cada situação | Contatos; Entrevistas domiciliares; Atendimentos na sede do projeto; Participação nas atividades grupais mensais; Encaminhamento para a rede de serviços |
| Reunião de equipe técnica | Elaboração das atividades a serem desenvolvidas com a crianças/adolescentes e suas respectivas famílias. |
| Reintegração e ou integração Familiar. | Foi realizado o acompanhamento psicossocial das crianças e adolescentes e suas respectivas famílias sejam elas de origem ou substitutas, com vistas à reintegração ou integração familiar. |
| Capacitação de funcionários | Realizamos Capacitação e acompanhamento dos cuidadores/ educadores e demais funcionários |
| Trabalho junto as Redes de intervenções do município | Encaminhamento e discussão/planejamento conjunto com outros atores da rede de serviço do município, para as intervenções necessárias ao acompanhamento das famílias que tem seus filhos acolhidos. |
| Trabalho multidisciplinar junto ao Ministério Publico e Vara da Infância e juventude. | Elaboração, encaminhamento e discussão com a autoridade judiciária através de relatórios periódicos/ audiências concentradas sob o trabalho de reintegração familiar que está sendo acompanhado pela equipe técnica do abrigo e rede de serviços |
| Acompanhamento familiar | Acompanhamento da família de origem ou substituta/adoção, no período pós reintegração e ou integração familiar. |
| Manutenção dos vínculos | Auxiliar a família a lidar com sua história de vida, fortalecendo a auto- estima para construção dos vínculos afetivos |
| Investimento familiar | Proporcionar as famílias alternativas que propiciem sua própria sustentabilidade, através da escolarização; projetos de capacitação entre outros |
| Acompanhamento escolar | Providenciar vaga da criança na rede publica de ensino e participação nas reuniões para fins de conhecimento do rendimento escolar. |
| Cuidados médicos) | Acompanhamento da criança ao médico, dentistas e tratamentos necessários a para uma boa saúde. |
| Atendimento terapêutico | Parceria com SIMISA e Clinica Espaço Saúde e Harmonia |
| Visitas da comunidade | Acontecem aos sábados das 15h às 17h |
| Encontro de irmãos | Acontecem aos sábados das 13h às 14h30min |
| Providenciar documentos das crianças | Certidão de nascimento, cartão de vacina, RG, CPF, CTPS e outros quando necessário |
| Promoção e eventos para captação de recursos. | Almoço, jantar, baile, bingo, rifa, bazar |
| Parcerias/ alianças/repasses financeiros | Convênios com prefeitura, CMDCA, recursos federal |
